CURSO

Curso online com Clemente Nobrega - Formação de Gestores para um VMO - Escritório de Gestão do Valor em Saúde

Convido você para um curso sobre gestão em saúde construído a partir dos fundamentos da GESTÃO, não de fundamentos assistenciais como é usual.


AGENDE AQUI dia/hora para falar comigo sobre o curso
  • 1- Por que a ênfase em gestão?

    Porque a questão principal da gestão em saúde não é médica ou assistencial, é de organização do cuidado, e quando se fala de "organização", é de "gestão" que se está falando.


    Gestão é a disciplina que torna produtivos os "saberes" e especializações de indivíduos. É a gestão que faz o conhecimento deles ganhar escala por meio de "organizações".


    - GESTÃO FAZ COM QUE CONHECIMENTO SE TRANSFORME EM RESULTADO NO MUNDO REAL. 


    - O OBJETO DA GESTÃO É SEMPRE ALGUM TIPO DE "ORGANIZAÇÃO". 


    - GESTÃO É "ORGANIZAR" COM UM PROPÓSITO. 


  • 2- Qual é a 'organização-chave' para a geração de valor em saúde?

    É a LINHA DE CUIDADO- o ciclo completo de tratamento para uma condição médica específica ou segmento de usuários com características comuns. 


    • Nossa "engenharia" baseia-se numa LINHA DE CUIDADO UNIVERSAL (LCU). 

    • Nossas pesquisas mostraram que a LCU é a concepção mais fundamental de organização de cuidado que vale para QUALQUER condição médica ou segmento de usuários com características comuns.

    • Uma LCU tem um módulo assistencial e um módulo de dados, e a engenharia a que me refiro integra esses dois módulos. Sem essa integração não é possível gerar valor em saúde.


    O pressuposto em medicina sempre foi que a organização mais importante para a prática médica é "o hospital", onde especialistas e tecnologias garantiriam o melhor cuidado.


    Mas não é assim, a organização fundamental para geração de valor em saúde é a LINHA DE CUIDADO (LC) de cada condição médica.


  • 3- Qual é o objetivo da gestão de uma Linha de Cuidado?

    É PRODUZIR OS MELHORES DESFECHOS EM CADA CONDIÇÃO MÉDICA COM CUSTOS O MAIS CONTROLADOS POSSÍVEL.




  • 4- O que caracteriza uma LINHA DE CUIDADO bem gerenciada?

    Três atributos. 


    Ela tem que ser:


    1- FUNCIONAL (produzir desfechos excelentes para usuários); 

    2- CONFIÁVEL (seus desfechos têm que ser consistentes/sustentáveis);

    3- PAGÁVEL (quem paga pelo serviço deve perceber valor no que paga);



  • 5- Pode elaborar esses atributos?

    a- Para ser funcional, uma LC tem que ser INTEGRADA (multidisciplinar). O que produz desfechos excelentes é um time assistencial, não especialistas isolados.


    b-Para que seja confiável, a LC têm que ter sua remuneração vinculada aos resultados que PRODUZ .


    Só assim são criados incentivos econômicos que garantem a funcionalidade da Linha de Cuidado.


    VALOR EM SAÚDE É INCOMPATÍVEL COM REMUNERAÇÃO POR EVENTO ("FEE FOR SERVICE") 


    c- Para que o cuidado seja pagável, a ênfase tem que ser "ANTECIPAR & PREVENIR" condições adversas, não “diagnosticar & tratar” doenças já instaladas. Isso reforça o item (b), pois o prestador - a Linha de Cuidado - terá incentivo econômico para manter o usuário saudável.


  • 6- O que significa ser "pagável"?

    Significa que "pagadores devem perceber valor no que pagam, motivando-se assim a continuar pagando", apenas isso.


    "Perceber valor"? Como assim?


    Sim. Valor é "percepção de valor". O pagador tem que perceber que o valor que recebe é MAIOR que o preço que paga.


    O foco da gestão de uma LINHA DE CUIDADO é nos dois fatores que constroem essa percepção: DESFECHOS para clientes e CUSTOS incorridos na operação da LC.


    Os custos determinarão os preços que a LC vai cobrar, por isso, têm que ser gerenciados (mantidos sob controle). Assim, "quem paga pelos desfechos considerará o preço cobrado por eles, pagável". 


  • 7- "Perceber valor"? Como assim?

    Sim. Valor é "percepção de valor". O pagador tem que perceber que o valor que recebe é MAIOR que o preço que paga.


    O foco da gestão de uma LINHA DE CUIDADO é nos dois fatores que constroem essa percepção: DESFECHOS para clientes e CUSTOS incorridos na operação da LC.


    Os custos determinarão os preços que a LC vai cobrar, por isso, têm que ser gerenciados (mantidos sob controle). Assim, "quem paga pelos desfechos considerará o preço cobrado por eles, pagável". 

  • 8- Qual o objetivo do curso?

    Formar gestores do valor de linhas de cuidado.


    Prover ferramentas e método para possibilitar gestão do valor gerado por linhas de cuidado. 


    Faremos isso, estudando ferramentas para a montagem (design) e gestão de Linhas de Cuidado para entregar valor mensurável


    Agende aqui dia/hora para falar comigo sobre o curso. 


    A próxima turma começa dia 25 de junho de 2024.


  • 9- Por que um "VMO"?

    Empresas de saúde de vários tipos têm implantado VMOs -"Value Management Offices" ("Escritórios de Gestão do Valor")- como veículo para a gestão do valor gerado por Linhas de cuidado. 


    Para serem efetivos, VMOs devem ter as seguintes características:


    -Devem ser vistos como investimentos estratégicos.


    - Sua missão é fazer a gestão do valor de LCs.


    -VMOs devem ser independentes da operação do dia a dia porque seu foco inicial é aprendizado e capacitação, não geração imediata de receita.


    -O aprendizado e capacitação de um VMO deve ocorrer na prática, implantando e gerenciando "operações protótipo" de Linhas de Cuidado que a empresa a que pertencem julguem prioritárias.


    -O processo de implantação de um VMO deve ter meta e prazo [ou seja, aprendizado e capacitação, devem ter prazo]. 


    Na minha abordagem, um VMO só se legitima com a assinatura de contratos lastreados em desfechos, e isso deve começar a ocorrer num prazo de 3-5 anos a partir da implantação. Esses contratos é que dão concretude ao aprendizado.


    PS: Um contrato lastreado em desfechos vincula de alguma forma a remuneração da Linha de Cuidado aos desfechos gerados por ela para o segmento de pacientes que a LC atende.


  • 10- A que tipo de profissional se destina o curso?

    A qualquer profissional que tenha alguma experiência/conhecimento em gestão em saúde.


    Experiência em PMOs (Escritório de Gestão de Projetos) ajuda.


    Experiência em acreditação e gestão de indicadores de qualidade assistencial também ajuda.



  • 11- Que tipo de empresa de saúde precisa de um VMO?

    Todas precisam.


    -Pagadores /autogestões que querem fazer contratos com base em valor (sinônimo de "contratos lastreados em desfechos') para condições médicas de que lhes geram muito custo.


    -Operadoras que querem oferecer serviços de LCs específicas a pagadores que estão pressionados por custos altos.


    -Provedores de cuidado (como hospitais) que querem demonstrar geração de valor em certas condições médicas específicas.


    -Industria farma e de materiais querem demonstrar o valor de seus insumos (medicamentos/próteses) em Linhas de Cuidado específicas.


    - O SUS que tem interesse em valor mensurável (bons desfechos com custos controlados) para linhas de cuidado como AVC, câncer de mama e várias outras.


    • Contratos do SUS com OSs, por exemplo, poderiam (e deveriam) ser lastreados em Desfechos de Linhas de Cuidado, não apenas em volume de atendimentos e eventos de cuidado isolados.

    O foco é sempre preparar gestores de VMOs para assinar os primeiros contratos lastreados em desfechos de linhas de cuidado em 3-5 anos.


    Agende aqui dia/hora para falar comigo sobre o curso. 


    A próxima turma começa dia 25 de junho de 2024.


  • 12- Pode falar mais sobre o conteúdo do curso?

    O conteúdo é dividido em módulos. 


    Partimos dos conceitos fundamentais da geração de valor (em saúde e fora dela). Valor é um conceito universal. 


    Passamos por ferramentas e abordagens para projeto (design) de linhas de cuidado. 


    Chegamos à montagem e operação de sistemas de gestão de linhas de cuidado e... 


    ...terminamos com a proposta de uma metodologia para certificação de desfechos de Linhas de Cuidado, um tipo de certificação que não existe hoje, mas que será fundamental para legitimar valor gerado por LCs.


    • Design


    -O design de linhas de cuidado faz o projeto de arranjos de PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIAS.

    Toda LC é constituída por arranjos desses três elementos.


    -A montagem de LCs para condições médicas específicas dará maior ou menor ênfase a cada um dos elementos, dependendo da condição médica, mas os três sempre estão presentes.


    • Sistema de gestão


    Um sistema de gestão é uma arquitetura de indicadores interligados que devem ser monitorados para garantir que a LC está no rumo. Esses indicadores são relacionados à métricas de desempenho que influenciam os DESFECHOS e os CUSTOS da Linha de Cuidado. 


FORMATO DO CURSO


  • Serão 15 AULAS de 2 horas cada, em semanas consecutivas.

  • Início: 25 de junho de 2024

  • Os participantes receberão previamente materiais com a sequência dos conteúdos para acompanhamento de cada aula.

  • As aulas serão remotas, ao vivo, mas ficarão gravadas e disponíveis para os participantes já no dia seguinte ao de cada aula ao vivo.

  • Cada aluno receberá também a versão digital de meu livro "O NOVO MERCADO DA SAÚDE E O NOVO MÉDICO - COMO A INFORMAÇÃO REINVENTA A PRÁTICA MÉDICA, MUDA AS FORMAS DE REMUNERAÇÃO E INVERETE A LÓGICA VIGENTE HÁ MAIS DE CEM ANOS".

  • Formaremos uma comunidade que vai interagir durante o curso, em sessões pré-agendadas de mentoria, ao vivo, para tirar dúvidas e aprofundar temas das aulas.

  • Máximo de 20 participantes na turma. Turma pequena para possibilitar um alto grau de interação e troca. 




INTERESSADO?

Estou conversando individualmente com cada interessado antes que concretizem a inscrição.


  • O objetivo dessa conversa é o seguinte:


1- Ajudá-lo a se certificar de que o curso será útil para você e que você disporá do tempo necessário para se dedicar. [Estimo até 2h de estudo por semana, além das 2h de aula].


2-Ajudar-me a sintonizar bem o conteúdo às expectativas de cada participante (esta é outra vantagem da turma ser pequena).


  • Marque em minha agenda dia e hora para conversarmos. Demora menos de 1 minuto.
    Explicarei tudo direitinho e você decide se vale a pena.

  • Informarei o preço do curso quando conversarmos, e você poderá confirmar ou não seu interesse em seguida.


Por hora, me diga se estaria interessado, e vamos conversar.


AGENDE AQUI

Parágrafo Novo


Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail  atendimento@innovatrix.com.br

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